segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Quando estiveram estudando, sobre a questão do Desenvolvimento Econômico dos países atualmente (Disciplina de Geografia), os alunos da 8ª série, assistiram a um vídeo que abordava a questão da enorme quantidade de lixo que produzimos atualmente e a importância da reciclagem. Para alcançarmos um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, é preciso mudar pensamentos, mas principalmente mudar nossas atitudes.

A aluna Janaína Milverstet descreve a seguir, sua aprendizagem , sobre o assunto...




LIXO: UM PROBLEMA QUE PODE GERAR SOLUÇÕES

Com o passar dos anos é muito visível a grande quantidade de lixo que o ser humano vem produzindo. Hoje em dia é muito usado fazer campanhas que usam o lixo como tema, isso é muito importante para o homem perceber que tudo pode ser reaproveitado e que muitas vezes o que é fácil descartar hoje, poderá se tornar um estorvo amanhã.
Nos dias atuais é possível perceber que muita gente se preocupa com a reciclagem, principalmente nas grandes cidades. Reciclar o lixo é fazer com que o desenvolvimento sustentável aconteça, também é dessa forma que nós estamos economizando energia.
Para uma empresa é muito mais fácil apenas lavar, derreter e modelar novamente um objeto, simples como uma caneta, do que se fosse necessário começar o processo desde o inicio. Assim estará sendo diminuído o consumo de matéria prima, será utilizado um material reciclável e custara menos investimento.
Buscando a sustentabilidade não afetaremos as futuras gerações, pois elas também vão os mesmos direitos que nós temos, em usufruir das matérias primas que o planeta oferece.
É dessa forma sustentável, que o país se desenvolve economicamente. Muita coisa pode ser produzida com o lixo que milhares de pessoas descartam todos os dias.
Mas é preciso ficar atento com o jeito de descartar nosso lixo diário. Temos que seguir regras que não prejudiquem ou atrasem o serviço dos recicladores. Por exemplo, lixo orgânico não pode ser misturado com lixo seco, o vidro também tem que estar separado para que não haja perigo para os recicladores.
Existem outros dois tipos de lixo altamente perigosos. Esses são os lixos dos hospitais e o lixo atômico. O lixo hospitalar é altamente contaminado e precisa ser incinerado ou enterrado, já o lixo atômico é muito mais perigoso, esse é sobra das rochas que são utilizadas na produção de energia nuclear.
Essa sobra é perigosíssima ao ser humano e tem que ser organizada com muito cuidado, para que não entre em contato com a população. Outro fim que pode ser dado para esse lixo é fazer bomba atômica, que se lançada contra um país pode ocasionar vários danos.
Países desenvolvidos economicamente lançam de uma forma segura esse lixo dentro do mar. Mas será que lá, sobre o efeito corrosivo do sal, o vai e vem da água, um dia não poderá se romper os latões com esse lixo e ocasionar sérios danos a vida do planeta?
Pois bem, não é nós que vamos decidir o que esta certo ou errado, porém é a nossa geração que vai fazer com que as gerações futuras ainda possam sobreviver e usufruir das matérias primas que o planeta nos oferece.
Sobre o planeta, comece hoje, não deixe essa atitude para amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário