segunda-feira, 4 de outubro de 2010

GLOBALIZAÇÃO


Os alunos da 8ª. serie, estudaram na disciplina de Geografia, sobre o processo de globalização que vem acontecendo no mundo. Foram abordados os aspectos econômico, cultural, tecnológico, dentre outros. Dentro deste conteúdo, estudaram também sobre os Blocos Econômicos, que estão se tornando uma prática comum, entre a maioria dos países, de todos os continentes. São acordos que buscam facilitar a circulação de pessoas e de mercadorias entre os países membros do bloco. Há quem diga, que esta tendência visa unificar o mundo em um mercado global, a chamada “ALDEIA GLOBAL”. Será????????

Veja o que a aluna Janaína Milverstet escreveu sobre o assunto:


GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA: BLOCOS ECONÔMICOS


Ganham o nome de Blocos Econômicos a união de países que buscam a facilitação do livre comércio entre os membros. Esses blocos adotam acordos como a isenção das taxas alfandegarias e querem que os países se unam para que haja crescimento econômico aos países ricos e também para os mais pobres.

Tudo isso esta acelerando a globalização, onde mercadorias circulam o mundo inteiro. E é com a ajuda da organização Mundial do comércio que leva aos países os benefícios da globalização.

Blocos Econômicos podem ser comparados com lojas atuando em redes, onde essas lojas se ajudam para que elas possam crescer, é assim que acontece dentro dos blocos econômicos, os mais ricos oferecem condições de crescimento aos mais pobres.

Se “juntando” em blocos econômicos os países mais ricos podem, colocar filiais de suas empresas nos países mais pobres, geram riquezas la e também lucros para seus países e menor circulação de pessoas que são naturais de um país pobre irem para os países ricos.

Alguns blocos ainda estão em fase de implementação, são apenas objetivo e que mais á frente poderão se tornar realidade.

Uma frase que é muito marcante para os dias atuais é a seguinte: “O que move o mundo é o consumo”, é por isso que os países vem se organizando em blocos para que unidos, possam dar conta de abastecer o consumo que as pessoas acham necessários para a sobrevivência.

Aluna: Janaína Aparecida Milverstet 8ª série

Nenhum comentário:

Postar um comentário