sexta-feira, 11 de junho de 2010

Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Justificativa: Hoje grande parte dos problemas encontrados no MEIO-AMBIENTE não está na falta de normas, procedimentos ou regras claras, mas na falta de informação e conscientização das pessoas, principalmente por ignorarem o quanto elas mesmas podem fazer para melhorar a qualidade do meio-ambiente. Na semana do meio ambiente a escola EEF. Professor Rodolfo Fink, pretende conscientizar os seus alunos quanto ao devaneio que o meio ambiente vem sofrendo, falaremos sobre desmatamento, água, poluição, caça e pesca predatória.
Ações Concretas:
01/06 - Palestra com e Tatiana da AABRI, sobre coleta e destino correto do lixo proveniente do uso de agrotóxicos, (todas as turmas).
07/06 - Limpeza da mochila escolar. Cada aluno deverá tirar de sua mochila e estojo o lixo que estiver ali acumulado. Serão orientados também a fazer o mesmo procedimento nos espaços particulares de suas residências como armários e guarda – roupas.
08/06 – Limpeza dos arredores da escola. Divididos em grupos farão a coleta do lixo dentro e fora dos limites dos muros. Após coletado, farão a seleção dando destino correto ao lixo coletado. Terão uma conscientização sobre a situação em que se encontrar a escola no momento.
09/07 – Os alunos deverão trazer de suas casas todo o lixo em plástico e papel reciclável que tiverem para que aqui seja separado e armazenado para a coleta realizada pela prefeitura municipal de Vidal Ramos.
10/06 – Os alunos de 1ª a 8ª série trarão de casa sementes de arvores frutíferas, como laranja e vergamota. Com as sementes em mãos os próprios alunos farão as mudas para que na época certa sejam plantadas. Com estas mudas será feito um pomar para a escola (este é um projeto que deverá levar de 2 a 3 meses para se concretizar devido ao crescimento das mudas).
11/06 – Assistir ao filme “O dia que a Terra parou”: Um alienígena, Klaatu (Keanu Reeves), chega à Terra acompanhado do robô Gort em missão de paz. Os dois tentam alertar os governantes do planeta sobre o perigo de viver em contínuo estado de guerra, o que pode causar sua destruição total. Mas, apesar das boas intenções, Klaatu é visto como inimigo. Após o filme haverá a confecção de um texto para produzir um mural.
Estão são as ações concretas que serão realizadas por todas as turma, 1ª a 8ª série no decorrer desta quinzena do meio ambiente. Os professores de 1ª a 4ª série realizarão outras atividades com os alunos sobre este tema, meio ambiente, em sala de aula. As atividades propostas são as seguintes:
· História infantil que trate da questão do meio ambiente, (conversa a respeito da história: interpretação, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente e a situação atual deste meio);
· Colorir desenho sobre o meio ambiente e através destes escrever frases descrevendo os desenhos;
· Debate sobre a questão do lixo, da reciclagem e da preservação do meio ambiente;
· Coleta seletiva na escola;
· Confecção de um jogo de boliche com garrafas pet (garrafas plásticas de refrigerante)neste jogo será trabalhado as cores das garrafas, os números e a adição e subtração;
· História dramatizada ( o feijaõzinho);
· Visita ao site: WWW.uol.com.br/acokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Esta visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site;
· Debates sobre a água (importância, poluição e contaminação);
· Parodia sobre o meio ambiente;
· Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material;
· Produção de texto sobre reciclagem e meio ambiente;
· Passeio pelas redondezas da escola para observar o espaço;
· Conversas informais sobre o que existe ao nosso redor;
· Escrever elementos que fazem parte do meio ambiente;
· Fazer um desenho representando um meio ambiente cuidado, preservado;
· Conversar sobre as diferenças do meio ambiente do desenho e o da realidade;
· Perceber atitudes que fazem com que o homem destrói o meio ambiente e atitudes que preserva;
· Representar através de desenhos as ações negativas e as positivas;
· Na prática, o que nós podemos fazer para preservar o nosso meio ambiente.

Conclusão: A solução de alguns problemas, como a caça e a pesca predatória, as fábricas que não utilizam equipamentos anti-poluentes, a devastação do meio ambiente, entre outros cabe principalmente as autoridades que são responsáveis. Porém a ação dos grupos, associações e organizações que se preocupam com o meio ambiente ajuda a resolver alguns desses problemas, exigindo que as autoridades responsáveis façam a sua parte na defesa do ambiente. Entretanto, todos nós podemos colaborar. Atitudes como jogar o lixo no local adequado, separar os matérias recicláveis não soltar balões, ajuda o meio ambiente. Com estas atividades elaboradas em sala de aula termina nossa colaboração para a preservação do meio ambiente.

















Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido na Semana do Meio Ambiente. O planeta e as novas geraçoes agradecem.
    Parabéns pelo blog, Muito Bom
    Raul Imhof
    Gerente Regional de Educaçao

    ResponderExcluir