segunda-feira, 28 de junho de 2010

A História da Copa do Mundo!!




De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.


A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).


A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.


Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.


Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.


O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.


Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.


Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.


Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.




CURIOSIDADES DAS COPAS




- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.




OS CAMPEÕES




Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).




MASCOTES




Desde a Copa do Mundo de 1966, cada Copa do Mundo de Futebol contou com um mascote. Este personagem serve para divulgar e representar de forma divertida e até informativa o grande evento de futebol mundial. Geralmente ele representa um ou mais aspectos importantes da cultura do país sede.




- Copa da Inglaterra de1966 - Willie, um leão


- Copa do México de 1970 - Juanito, um garoto com sombreiro


- Copa da Alemanha Ocidental de 1974 - Tip e Tap, dois jovens


- Copa da Argentina de 1978 - Gauchito, um menino


- Copa da Espanha de 1982- Naranjito, uma laranja


- Copa do México de 1986 - Pique, uma pimenta


- Copa da Itália de 1990- Ciao, um boneco


- Copa dos EUA de 1994 - Striker, um cachorro


- Copa da França de1998 - Footix, um galo


- Copa da Coréia do Sul e Japão de 2002 - Ato, Kaz e Nik, criaturas do futuro


- Copa da Alemanha de 2006 - Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante


- Copa da África do Sul de 2010 - Kazumi, um leopardo






quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Dia que a Terra Parou


Sexta feira assistimos o filme: O dia que a terra parou.
Esse filme conta a história de Klaatu, um alienígena que veio para Terra eliminar os seres humanos porque eles estão destruindo o planeta Terra.
Quando ele chegou nos Estados Unidos estava acompanhado por um Robô chamado Gort, que era gigante e poderoso.
Quando as pessoas viram eles, se assustaram e atiraram em Klaatu.mas Lá tinha uma astrobiologa chamada Helen que tenta salvar eles.
Ela e seu filho tentam convencer Klaatu que as pessoas podem mudar e o planeta Terra não ser destruído, mas já ara tarde.
No robô tinha uns bichinhos que comiam tudo e já estavam soltos destruindo tudo que viam pela frente.
Quando Klaatu viu o filho de Helen no cemitério chorando porque seu pai tinha morrido, ele percebeu que os seres humanos são especiais e resolveu dar mais uma chance a eles e parou com a destruição.
Klaatu queria mandar uma mensagem para as pessoas da Terra, que se elas não mudassem o planeta seria destruído.
Quando Klaatu decidiu dar outra chance aos seres humano tudo parou, a Terra parou, depois tudo voltou ao normal.
Esse filme quer ensinar que se a gente não cuidar a gente é que vai morrer e o planeta vai continuar existindo, diferente de hoje, mas a Terra vai continuar existindo.


Aluna: Laira de Souza

3ª série

terça-feira, 15 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 RODOLFO FINK

A Copa do Mundo 2010, ocorre pela primeira vez no continente africano e o pais anfitrião é a Africa do Sul. Foram classificados para participar da copa 32 paises, que são: Africa do Sul, Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Árgelia, Coréia do Sul, Japão, Austrália, Coréia do Norte, Brasil, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Honduras, Ingaterra, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Sérvia, Italia, Suíça, Eslováquia, Grécia, Portugual, Eslovenia, França, Nova Zelandia, Países Baixos.
Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi . O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).
Nossa escola também esta em clima de Festa, esperando pelo hexa.








sexta-feira, 11 de junho de 2010

Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Justificativa: Hoje grande parte dos problemas encontrados no MEIO-AMBIENTE não está na falta de normas, procedimentos ou regras claras, mas na falta de informação e conscientização das pessoas, principalmente por ignorarem o quanto elas mesmas podem fazer para melhorar a qualidade do meio-ambiente. Na semana do meio ambiente a escola EEF. Professor Rodolfo Fink, pretende conscientizar os seus alunos quanto ao devaneio que o meio ambiente vem sofrendo, falaremos sobre desmatamento, água, poluição, caça e pesca predatória.
Ações Concretas:
01/06 - Palestra com e Tatiana da AABRI, sobre coleta e destino correto do lixo proveniente do uso de agrotóxicos, (todas as turmas).
07/06 - Limpeza da mochila escolar. Cada aluno deverá tirar de sua mochila e estojo o lixo que estiver ali acumulado. Serão orientados também a fazer o mesmo procedimento nos espaços particulares de suas residências como armários e guarda – roupas.
08/06 – Limpeza dos arredores da escola. Divididos em grupos farão a coleta do lixo dentro e fora dos limites dos muros. Após coletado, farão a seleção dando destino correto ao lixo coletado. Terão uma conscientização sobre a situação em que se encontrar a escola no momento.
09/07 – Os alunos deverão trazer de suas casas todo o lixo em plástico e papel reciclável que tiverem para que aqui seja separado e armazenado para a coleta realizada pela prefeitura municipal de Vidal Ramos.
10/06 – Os alunos de 1ª a 8ª série trarão de casa sementes de arvores frutíferas, como laranja e vergamota. Com as sementes em mãos os próprios alunos farão as mudas para que na época certa sejam plantadas. Com estas mudas será feito um pomar para a escola (este é um projeto que deverá levar de 2 a 3 meses para se concretizar devido ao crescimento das mudas).
11/06 – Assistir ao filme “O dia que a Terra parou”: Um alienígena, Klaatu (Keanu Reeves), chega à Terra acompanhado do robô Gort em missão de paz. Os dois tentam alertar os governantes do planeta sobre o perigo de viver em contínuo estado de guerra, o que pode causar sua destruição total. Mas, apesar das boas intenções, Klaatu é visto como inimigo. Após o filme haverá a confecção de um texto para produzir um mural.
Estão são as ações concretas que serão realizadas por todas as turma, 1ª a 8ª série no decorrer desta quinzena do meio ambiente. Os professores de 1ª a 4ª série realizarão outras atividades com os alunos sobre este tema, meio ambiente, em sala de aula. As atividades propostas são as seguintes:
· História infantil que trate da questão do meio ambiente, (conversa a respeito da história: interpretação, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente e a situação atual deste meio);
· Colorir desenho sobre o meio ambiente e através destes escrever frases descrevendo os desenhos;
· Debate sobre a questão do lixo, da reciclagem e da preservação do meio ambiente;
· Coleta seletiva na escola;
· Confecção de um jogo de boliche com garrafas pet (garrafas plásticas de refrigerante)neste jogo será trabalhado as cores das garrafas, os números e a adição e subtração;
· História dramatizada ( o feijaõzinho);
· Visita ao site: WWW.uol.com.br/acokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Esta visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site;
· Debates sobre a água (importância, poluição e contaminação);
· Parodia sobre o meio ambiente;
· Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material;
· Produção de texto sobre reciclagem e meio ambiente;
· Passeio pelas redondezas da escola para observar o espaço;
· Conversas informais sobre o que existe ao nosso redor;
· Escrever elementos que fazem parte do meio ambiente;
· Fazer um desenho representando um meio ambiente cuidado, preservado;
· Conversar sobre as diferenças do meio ambiente do desenho e o da realidade;
· Perceber atitudes que fazem com que o homem destrói o meio ambiente e atitudes que preserva;
· Representar através de desenhos as ações negativas e as positivas;
· Na prática, o que nós podemos fazer para preservar o nosso meio ambiente.

Conclusão: A solução de alguns problemas, como a caça e a pesca predatória, as fábricas que não utilizam equipamentos anti-poluentes, a devastação do meio ambiente, entre outros cabe principalmente as autoridades que são responsáveis. Porém a ação dos grupos, associações e organizações que se preocupam com o meio ambiente ajuda a resolver alguns desses problemas, exigindo que as autoridades responsáveis façam a sua parte na defesa do ambiente. Entretanto, todos nós podemos colaborar. Atitudes como jogar o lixo no local adequado, separar os matérias recicláveis não soltar balões, ajuda o meio ambiente. Com estas atividades elaboradas em sala de aula termina nossa colaboração para a preservação do meio ambiente.

















quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bullying: Violência Escolar


A violência escolar é uma ameaça às crianças. Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. Infelizmente, é uma palavra que está em moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressões que se estão detectando nas escolas e colégios, e que estão levando a muitos estudantes a viverem situações verdadeiramente aterradoras.
O Bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros. O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro através de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, etc., e assim tê-lo sob seu completo domínio durante meses, inclusive anos. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltrato intimidatório o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los a consequências devastadoras como o suicídio.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CARTA AO INQUILINO


Senhor morador,

Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há bilhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:


1 - Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta!Como você gasta tanto?

2 - Antes eu fornecia água em abundância; hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.

3 - Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande?Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!

4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio.O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!

5 - Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não encontrei.Sei que quando aluguei a casa eles existiam...

6 - Não vi os peixes que moram nos rios e lagos.Você pescou todos? Onde estão?

7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu!Não vejo o azul!

8 - Por falar em lixo, que sujeira!!!Encontrei objetos estranhos pelo caminho... isopor, pneus, plásticos...Bom... é hora de conversarmos.

Preciso saber se você ainda quer morar aqui.Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.Você pode mudar?Aguardo respostas e atitudes...

Sua casa,

A TERRA

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Palestra sobre agrotóxicos

No dia 01 de junho tivemos uma palestra sobre agrotóxicos, aqui na escola. Quem veio fazer a palestra foi o pessoal da AABRI (Associação das Agropecuárias da Bacia Do Rio Itajaí).
Nós, alunos e professores fomos para o salão, onde a palestra foi realizada e começou a palestra.
O Célio começou a falar sobre o uso dos agrotóxicos e sobre a importância dos mesmos. Ele falou:
- Tem gente que passa veneno só de bermuda, de chinelo, às vezes sem camisa. Isso é muito errado.
Em cima da mesa tinha quatro litros de veneno que estavam classificados pelas cores: vermelho, amarelo, azul e verde e ele falou:
- Não é porque o veneno do frasco verde é o veneno mais fraco que não é preciso usar o EPI (Equipamento de Proteção Individual). Tem que usar sim!
Célio também falou que foi numa propriedade e viu uma mulher pulverizando e escorrendo veneno dentro da bota. Isso pode dar feridas e manchas na pele.
Depois vimos um vídeo onde os estudantes falaram a opinião deles sobre agrotóxicos.
Mostrou também que as embalagens de agrotóxicos recicladas podem virar carrinhos de mão, canos, caixas, etc.
Ah, ele falou também que as embalagens dos agrotóxicos devem ser lavadas três vezes e furadas no fundo para serem inutilizadas.
No final entregaram um folder que ensinava como lavar e devolver as embalagens vazias de agrotóxicos.
Aluno Lucas da Silva Kraus 4a. série